Na área de pesquisa em UX Design existem diversos métodos e técnicas para entender melhor o nosso usuário. Nest post, iremos explicar resumidamente algumas dimensões e métodos frequentemente utilizados. Fizemos uma relação entre eles de forma a guiar vocês a escolher o tipo mais adequado ao seu projeto.
Uma pesquisa pode ser qualitativa ou quantitativa, atitudinal ou comportamental. Vem com a gente entender um pouco mais dessas dimensões de pesquisa.
Pesquisa quantitativa
A pesquisa quantitativa está relacionada com quantidade, ou seja, ao número de respostas que conseguimos recolher numa pesquisa. Esse tipo de pesquisa pode gerar insights de ambos os tipos, comportamentais e atitudinais. Mas calma que já vamos chegar nestas dimensões. Alguns métodos utilizados neste tipo de pesquisa, como por exemplo um questionário online, vão verificar questões como “Quantas pessoas dizem realizar determinada tarefa”, ou “Quantas pessoas dizem consumir tal produto”, essas perguntam verificam a atitude, ou seja, o que ou como as pessoas dizem agir ou fazer. Já se verificarmos algumas métricas de produto, como por exemplo, uma análise de onde o usuário clica em um website, conseguimos averiguar o comportamento, ou seja, como agem na realidade.
Pesquisa qualitativa
A pesquisa qualitativa por outro lado, é uma forma de nos ajudar a entender o “porquê” as pessoas realizam ou não determinadas tarefas, e/ou “como” podemos resolver o problema. Assim como na pesquisa quantitativa, na qualitativa podemos também utilizar métodos que geram insights atitudinais, como por exemplo, utilizando entrevistas, e/ou comportamentais, utilizando por exemplo o método de teste de usabilidade.
Mas afinal, o que são as dimensões de pesquisa Atitudinal e Comportamental?
Pesquisa atitudinal
A pesquisa atitudinal está relacionada com os métodos focalizados nas opiniões, expressões, comentários que os usuários fazem, ou seja, no que as pessoas falam acreditar fazer. Como já mostramos, um dos exemplos é a entrevista. Em entrevistas, nós ouvimos relatos, dores, sentimentos, necessidades e motivações. E ao estimularmos o usuário a expressar-se é possível coletar insights positivos a serem abordados no projeto.
Pesquisa comportamental
Já a dimensão de pesquisa comportamental, está relacionada com o comportamento que as pessoas expressam em determinadas situações, como por exemplo, utilizar, ou não, um site ou aplicativo.
Um método citado por nós neste mesmo artigo que coleta esse tipo de dado é teste de usabilidade, que realizamos para observar e mapear um padrão comportamental enquanto o usuário interage com o produto ou serviço. Outros exemplos práticos e bastante utilizados são o Heatmap e o Teste A/B.
Podemos utilizar os métodos de forma combinada entre eles, por exemplo, podemos realizar uma pesquisa qualitativa atitudinal ou quantitativa comportamental. Dessa forma podemos obter resultados mais favoráveis ao que é necessário para o projeto. Abaixo, temos um quadro ilustrando exemplos dessas dimensões de pesquisas e seus respectivos métodos:
A escolha do melhor método será diretamente relacionada ao que pretende descobrir com a pergunta de pesquisa. Existem diversos métodos correspondentes às dimensões aqui apresentadas. Conhece algum que gostaria de compartilhar? Manda pra gente!
Espero muito que este conteúdo possa ter te ajudado a entender mais sobre os métodos e dimensões de pesquisa em UX.
Até mais!