Fazer uma transição de carreira pode significar sermos fiéis a nós mesmos e aos nossos interesses atuais. Apesar de não ser fácil, hoje existem diversas formas e apoio para essa nova fase da vida. Orientação, foco e apoio são palavras chave para essa jornada emocionante que está repleta de novos desafios a serem enfrentados.
Escolher passar pelo processo de transição mesmo depois de anos de estudo e trabalho dedicados a uma única carreira pode parecer loucura aos olhos de quem está à nossa volta. Reconhecer que você está insatisfeito com a carreira atual, que busca por novos desafios, deseja mudanças no mercado de trabalho ou por ter interesses pessoais diferentes é comum e um grande passo.
Hoje fazer uma transição de carreira é mais recorrente que antigamente. A multidisciplinaridade entre carreiras é mais frequente hoje pois as novas tecnologias abriram espaço para a transição digital, trazendo outras profissões e a facilidade em adquirir conhecimento de forma mais rápida.
Por onde começar?
Iniciar uma transição de carreira pode ser desafiador, mas um plano bem estruturado pode tornar o processo mais suave. Veja algumas medidas que você pode adotar para iniciar os primeiros passos na sua transição:
Buscar aconselhamento de mentores é um opção para acompanhar seu progresso, o que é bastante importante. Lembre-se, a transição de carreira é um processo gradual que recompensará esforços, paciência e dedicação.
Estude constantemente!
Entrar em uma nova área significa estar em um novo mundo onde temos que reaprender a forma de pensar, de se comunicar, de resolver problemas, de entender de ponta a ponta todo o processo. Para isso precisamos nos dedicar em estudos e práticas constantes para nos destacarmos entre os outros profissionais.
O que nós fizemos no passado não é excluído, muito pelo contrário: é um conteúdo de muito valor para ser inserido na nova carreira. Hard skills são habilidades mais fáceis e rápidas para aprendermos com o decorrer do tempo enquanto que as soft skills podem demorar mais tempo, por isso identifique quais são as suas e as use ao seu favor!
Não se esqueça que da mesma forma que é importante ter a constância nos estudos, pausas também são necessárias. Estar bem alimentado e hidratado são formas de ajudar na concentração. VIVER É IMPORTANTE!
Cuidado com a síndrome do impostor!
A Síndrome do Impostor acontece quando duvidamos de nossas conquistas e temos um medo constante de sermos expostas como “fraudes”, mesmo que tenhamos provas do nosso sucesso. Isso pode ocorrer especialmente durante uma transição de carreira, onde você está entrando em um novo campo e enfrentando desafios desconhecidos.
Entender o que é a síndrome já é o primeiro passo para lidarmos com essa questão. Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar:
Lidar com a Síndrome do Impostor pode ser desafiador, mas lembre-se de que muitas pessoas bem-sucedidas também enfrentam esse sentimento em algum momento. Com tempo, autoconsciência e esforço contínuo, você pode superar essa barreira e prosperar em sua nova carreira.
Está em transição para a carreira de UX Design? Nos siga nessa e em outras redes para aprender mais junto com a Menina de UX!