Adquira conhecimento sobre as melhores abordagens para entrar no mercado da tecnologia.
Fica a pergunta: Será que preciso de diploma para trabalhar com programação, design ou outras carreiras tecnologias digitais?
Uma pesquisa realizada pela 'Stack Overflow' mostra que 56% dos programadores que trabalham no mercado não têm formação superior.
Então vamos entender o que é preciso para ingressar no mercado de tecnologia?
A mudança nas empresas de tecnologia
Com a pandemia muitas empresas tiveram que se reinventar para sobreviver, e para isso investiram em tecnologia. Por esse motivo o mercado de trabalho ficou ainda mais aquecido e necessitou de novas pessoas, que sem mesmo passar pelos 4 anos mínimos de uma faculdade, conseguiram as vagas.
A área tech é flexível e permite que você defina, dentre as diversas possibilidades de trajetórias, como alcançar o seu sucesso profissional. Hoje, tanto as empresas tradicionais quanto as atuais, como por exemplo a Google, estão em um movimento para tirar a necessidade de diploma no CV do candidato, já que para elas hoje o valor é na experiência comprovada e na capacidade da pessoa em aprender rápido e aplicar o conhecimento no dia a dia de trabalho.
Um portfólio bem estruturado, projetos com soluções de problemas reais, frequentar workshops demonstrando seu interesse em se atualizar e em agregar valor na comunidade, podem fazer mais diferença que uma faculdade.
Como complementar o conhecimento?
Fazendo faculdade ou não temos que agregar conhecimento sempre. Este é um modo de nos mantermos atualizados com novos conhecimentos para se destacar. Tudo de extra pode contar pontos para sua primeira vaga ou promoção. Por exemplo:
- Cursos online;
- Cursos Técnicos;
- Hackathon;
- Competições de design/códigos;
- Fóruns;
- Grupos de estudos;
- Podcast;
- Grandes eventos da área.
Estudar por conta própria exige disciplina! Para facilitar essa trajetória crie objetivos alcançáveis diários, semanais e mensais, por exemplo, mínimos 30 minutos de estudos diários, completar até 30% de um curso até final do mês ou fazer um projeto pessoal em 2 semanas.
Criar um cronograma vai te estimular a alcançar as metas e exercer um mínimo diário para reforçar todo o aprendizado. Projetos pessoais são muito importantes para mostrar o seu trabalho. Crie soluções para produtos que já estão no mercado, e que sejam de empresas que você se identifica, ou explore novas situações.
Então, você precisa de faculdade?
O que te leva a fazer uma faculdade? Provavelmente a resposta será para ingressar no mercado e encontrar uma primeira oportunidade de trabalho, certo?
Realmente a faculdade é um ótimo lugar para iniciar seus conhecimentos acadêmicos, fazer network, criar um portfólio e ingressar no mercado através de um estágio ou programa de trainee.
Porém as empresas cada vez mais escolhem as pessoas pelo propósito e pelo sentido que elas dão para a carreira, então não há necessidade em fazer faculdade. Hoje existem outras formas de adquirir conhecimento, porém a faculdade continua a ser uma forma tradicional além de uma ótima opção de médio e longo prazo.
Em conclusão, o sucesso na carreira da área tecnológica é impulsionado pela paixão, pelo comprometimento com o aprendizado contínuo e pela capacidade de aplicar seu conhecimento de maneira prática. Independentemente de sua escolha, o que importa é sua determinação em alcançar seus objetivos no emocionante mundo da tecnologia.