UX Research

Adora fazer pesquisas? Então pode ser que você goste bastante da área!

O que é UX Research?

Dentro da experiência do usuário, a pesquisa é bastante importante para entendermos como as pessoas se comportam e se sentem usando um determinado produto e serviço.

O trabalho do UX Reseacher está focado em rotinas de pesquisa com a pessoa usuária, com tarefas que envolvem o desenvolvimento do roteiro de pesquisa, acompanhamento e realização de entrevistas, coletando dados que serão muito importantes para construir uma solução que agrade e resolva um problema do nosso usuário final.

Além disso, testes de usabilidade e análise de informações, assim como o compartilhamento do resultado com o time, também são responsabilidades.

As principais características que um profissional de UX Research são curiosidade e capacidade de imersão em diferentes contextos e clientes, por meio dos olhos da pessoa pesquisada.

Dia a dia

Quando existe um projeto em andamento, o pesquisador de experiência do usuário analisa o comportamento real do consumidor por meio de uma pesquisas qualitativas e quantitativas, incluindo entrevistas, pesquisas de mercado, criação e estudo de personas e testes de usabilidade.

Assim, ele consegue juntar informações suficientes para formar insights orientados para atender especificamente às necessidades dos usuários e, então, trabalham com designers, engenheiros e gerentes de produto de UX para transformar esses insights em resultados que foquem nessa experiência.

Algumas das atividades exercidas por ele:
- Gerenciar e conduzir pesquisas de usuários
- Pesquisar personas e investigar o comportamento do comprador
- Trabalhar com as equipes de marketing e gerenciamento de produtos para identificar tópicos de pesquisa
- Planejar seu método de pesquisa, definindo objetivos e o escopo do projeto

Importância

Quando as empresas investem em pesquisa e UX Design, os níveis de aquisição e retenção de clientes aumentam (famoso "provou, gostou, voltou"), e os custos de suporte reduzem, porque seus produtos e serviços são mais intuitivos e fáceis de usar. Com isso, em uma época em que a experiência do cliente e do usuário são tão cruciais para o sucesso dos negócios, é fundamental investir em pesquisa de experiência do usuário.

Neste cenário, quando a pesquisa de experiência do usuário é feita pela primeira vez corretamente, ela tira todas as suposições para desenvolvimento do produto, economiza tempo e dinheiro da sua empresa, impede que você invista dinheiro em um possível fracasso e garante que você esteja projetando um produto que impressionará seu público-alvo.

Mercado

Em sites voltados para a procura de oportunidades, como o Linkedin, a carreira apresentou uma média de 138 vagas abertas mensalmente. Em alguns portais, o nome da carreira pode variar, pois empresas estão aprendendo a melhorar a forma como recrutam profissionais.

Por isso, não seria incomum ver também carreiras com nomes diferentes de UX Research, como: Pesquisadora de Experiência da Usuária, Pesquisadora de UX, Analista de Experiência da pessoa usuária (Research), entre outros.

Salário

Segundo o portal Glassdoor, os salários em UX Research estão entre R$4 mil e R$11 mil. O salário pago a profissionais de pesquisa em Produto e UX pode variar dependendo da região da empresa, nível de senioridade da vaga e até mesmo estrutura do time de UX da organização contratante.

Como começar a trabalhar com UX Research?

O UX Research é relativamente novo, e abrange áreas como marketing, psicologia, economia e outras. Para se tornar um pesquisador de experiência do usuário, porém, você não precisa ser nenhum expert nesses segmentos e nem ter uma formação específica, mas precisará ter uma mente analítica e focada. Habilidades sociais de comunicação, por exemplo, também serão fundamentais, já que você precisará conversar e ler pessoas.

Durante a sua jornada de aprendizado em UX Research, você desenvolverá as seguintes habilidades e técnicas:

Entrevistas
Um pesquisador de UX usará entrevistas para aprender mais sobre as necessidades, valores e atitudes do usuário.

Consultas/Entrevistas Contextuais
Observar como o usuário interage com o produtos, equipamentos e interfaces.

Teste de usabilidade
Diferente das entrevistas contextuais, o teste de usabilidade será aplicado em uma maior quantidade de usuários, isso ajudará a identificar problemas antes de tomar quaisquer outras medidas de desenvolvimento.

Dicas

Seguem abaixo algumas dicas que podem te ajudar a começar na área:

Escute Podcasts sobre UX Research
Podcasts são excelentes para aprender sobre uma nova área. Isso porque, além de didáticos, eles refletem o dia a dia dos profissionais de UX Research e suas dores reais nas mais diversas empresas pelo mundo.

Dominar os métodos de pesquisa
Para atuar com UX Research, é importante estudar sobre os métodos de pesquisa disponíveis, e que são realizados no mercado. Isso porque os outros setores de sua empresa podem, por exemplo, realizar pesquisas, e você compreenderá como a experiência da pessoa usuária pode agregar valor ao produto e a pessoa usuária.

Envolva-se na comunidade de UX
Uma das melhores formas de migrar de área é procurar comunidades do segmento que você escolheu e absorver todo conhecimento compartilhado entre elas. Depois de ter uma compreensão firme do que significa ser um UX Research, tente conversar com as pessoas da área. O networking é uma das melhores maneiras de conseguir um novo emprego.

Analisar dados e transmiti-los de forma objetiva
Você realizará diversas pesquisas com a pessoa usuária e optará por uma metodologia para ir em busca de informações. Após este processo será necessário compartilhar os dados de pesquisa, e consolidar a base de conhecimento que obtivemos.

Saber consolidar as informações de pesquisa tornará sua rotina em UX Research eficiente, por meio de tabulações da informação, apresentação de dados e informações colhidas durante a execução do processo de pesquisa.

Leia muito
Por tratar de assuntos mais teóricos e até antropológicos, a leitura e interpretação dos textos sobre a área é uma das melhores formas de se aprender UX Research.

E aí? Gostou da área?

Pois vamos para a próxima aula conhecer mais uma profissão incrível!