Fundamentos de UX Research
Ideias, pesquisas, resultados: um pouco do universo de UX Research.
UX Research, também conhecida como User Research (em português, Pesquisa da Experiência do Usuário ou Pesquisa do Usuário), é uma área muito nova, que se concentra em conhecer o usuário de produtos e/ou serviços.
A área pesquisa os padrões de comportamento dos usuários e estuda as mudanças de consumo que vão acontecendo em uma região, classe social ou cluster demográfico, por exemplo.
Para trabalhar como User Researcher (Pesquisador do Usuário), é importante gostar muito de observar a forma como as pessoas vivem, dominar métodos de pesquisa, ser uma pessoa organizada, disciplinada, curiosa e antenada para identificar possíveis desejos/necessidades dos consumidores, os quais podem revelar oportunidades a um negócio.
O principal objetivo da área é contribuir para que a startup ou empresa descubra se sua ideia de produto tem um bom market need, ou seja, se os consumidores em potencial realmente precisam da solução.
User Research é essencial, por exemplo, para que startups otimizem tempo, investimento e direcionamento de novos projetos de acordo com o que o consumidor precisa.
Um User Researcher trabalha com métodos qualitativos e quantitativos de pesquisa, com o objetivo de identificar problemas, “dores” ou os até mesmo as necessidades e desejos dos usuários.
É comum que, para trabalhar na área, os profissionais tenham um background mais focado em Ciências Sociais, como Antropologia, Sociologia, Ciência Política, Ciências Sociais Aplicadas etc.
Além do que já foi citado acima, o profissional de User Research também precisa ter um “tino comercial”, um radarzinho para identificar oportunidades de desenvolvimento de produto, digamos assim.
O ritmo de trabalho costuma ser um pouco diferente do que já conhecemos dentro do cenário das startups.
Enquanto UX Designers, time de vendas e desenvolvimento enfrentam a correria do dia a dia, o User Researcher pode ter um trabalho muito mais artesanal, por assim dizer: leva muito mais tempo, é muito mais profundo e demanda dedicação integral para descobertas.
De acordo com a Interaction Design Foundation, User Research é a investigação sistêmica dos usuários e seus requisitos, que dá o contexto e busca novas ideias para o processo de user experience.
Através de suas técnicas, ferramentas e metodologias, a pesquisa atinge conclusões, estabelece fatos e identifica problemas, jogando luz no processo de design de produto. Assim, confirmando ou refutando hipóteses, reconhecendo as necessidades do público e ampliando constantemente os horizontes dos envolvidos no processo.
Skills essenciais para o UX Researcher
Para trabalhar com pesquisa é importante ser uma pessoa curiosa, mas sobretudo que domine metodologias de pesquisa qualitativa e quantitativa, além de ser capaz de mergulhar profundamente no que os usuários pensam, precisam e identificam como problema.
O dia a dia será recheado de pesquisas práticas, trabalhos em campo, aplicação de questionários, análise de dados e apresentação dos resultados para o restante da equipe ou para a empresa.
As ferramentas mais úteis para um User Researcher são: Desk research, pesquisa quantitativa (questionários, ferramentas de analytics entre outros), qualitativa( entrevistas de profundidade, focus group, etc) e etnografia.
Seu papel dentro de uma organização é fornecer dados e estatísticas relevantes sobre os usuários, que possam proporcionar previsibilidade, segurança ou até mesmo indicar mudanças no escopo de produtos e serviços, visando oportunidades de melhorias e receitas ao negócio.
Fases de uma pesquisa
Aprofundaremos os conceitos do User Research mais à frente ao longo do curso, mas é possível adiantar que, basicamente, cada projeto de pesquisa pode ser dividido em quatro fases:
1. Busca por referências
Cada projeto tem um público-alvo e personas específicas, que serão traçadas, em geral, pela equipe de marketing.
É importante ter em mente que cada público-alvo tem pessoas com desejos, necessidades e estágios diferentes da vida.
Isso significa que, apesar de uma pesquisa qualitativa ou quantitativa, o ideal é não depender do entrevistado para a pesquisa ser bem sucedida,pois a condução desse trabalho deve levar em consideração alguns fatores como classe social, gênero e idade, por exemplo.
Por isso, é fundamental, antes de iniciar os trabalhos, procurar pessoas que já se dedicaram a projetos parecidos de pesquisa, envolver os stakeholders da empresa no processo e buscar fontes seguras de dados para iniciar a abordagem de forma assertiva.
2. Exploração
Durante a fase de exploração será necessário revisitar uma série de tópicos, como:
- Análise competitiva;
- Revisão do design;
- Revisão da persona;
- Mapear a jornada do usuário;
- Adquirir o feedback do protótipo;
- Identificar e classificar as métricas que serão analisadas;
- Reconfigurar as tarefas;
- Trabalho em equipe.
3. Testes
Nesta fase é importante que o User Researcher participe e contribua para testes qualitativos de usabilidade, pesquisa para treinamento, amostragem de alcance de usuários etc.
Além disso, o pesquisador também deve estar atento ao monitoramento de redes sociais, análises de performances e engajamento de posts nos canais de comunicação da empresa. Praticar um bom networking pode ser bem positivo tamém, pois abre canais para a realização de um bom benchmarking, testes de instruções e de ajuda.
4. Escuta e análise
Etapa em que se estuda e avalia os resultados das pesquisas, com um olhar analítico e focado na busca de possíveis problemas de usabilidade e análise completa dos processos de busca.
Outros processos desta etapa ficam por conta da revisão da jornada no produto ou serviço, ouvir os feedbacks dos usuários, entre outros.
Nesta fase abre-se um espaço para o debate sobre os resultados obtidos e futuros direcionamentos de melhoria.
Conclusão
O UX Research, ou Pesquisa da Experiência do Usuário, é uma área em ascensão que busca compreender profundamente os usuários de produtos e serviços. Através de métodos qualitativos e quantitativos, o User Researcher desvenda as necessidades, desejos e comportamentos do público-alvo, contribuindo para o sucesso de startups e empresas.