A User Interface (UI), também conhecida como interface do usuário em português, engloba o conjunto de controles e canais sensoriais que possibilitam a interação e comunicação entre um usuário e uma máquina.
É importante ressaltar que a interface não se limita apenas aos botões clicados ao acessar um site ou à janela de um jogo de videogame. Ela inclui elementos externos ao software, como mouse, teclado e caixa de som, que desempenham um papel essencial para que o usuário alcance seus objetivos na utilização da ferramenta.
Uma interface eficiente se destaca por apresentar um alto nível de usabilidade. Isso significa facilitar a execução de tarefas, adotar um layout amigável e demonstrar uma intuitividade que simplifica o processo de aprendizado para o usuário.
Elementos da UI
Controles de entrada: elementos interativos
Os controles de entrada são elementos interativos que possibilitam a inserção de dados no software, estabelecendo a comunicação entre o usuário e a máquina. Esses controles recebem dados diretamente do usuário, incluindo ações como clicar em botões, preencher formulários e marcar itens. Alguns exemplos de elementos interativos são:
- Botão
- Checkbox (caixa em que é possível selecionar uma ou mais opções)
- Radio buttons (caixa em que é possível selecionar apenas uma opção)
- Listas dropdown (geralmente utilizadas em menus)
- Toggles (botões liga/desliga, comuns em configurações de smartphones)
- Campos de texto (permitem a inserção de textos variados)
Componentes de navegação
A navegação refere-se aos movimentos que o usuário realiza para trocar de tela, acessar partes específicas de um site, aplicativo ou software, ou voltar para páginas anteriores. Existem três tipos principais de navegação: estrutural, associativa e utilitária.
Elementos informativos
Os elementos informativos comunicam mensagens ao usuário, unindo outros componentes da interface de maneira organizada. Alguns exemplos são mensagens de erro, status do sistema, barras de progresso, caixas de mensagens, pop-ups, notificações e tooltips (caixas de texto que aparecem ao passar o mouse ou clicar).
Além dos elementos citados, o UI Designer também utiliza componentes visuais para comunicar mensagens e compor o aspecto estético. Exemplos de componentes visuais incluem:
Cor
A escolha de cores impacta a sensação transmitida pela interface, sendo essencial considerar o senso estético e garantir a acessibilidade para diferentes usuários.
Tipografia
A seleção da fonte do texto é crucial, e deve evitar letras decorativas excessivas. A acessibilidade também é fundamental, com espaçamentos adequados e contraste legível.
Imagens e ícones
A incorporação de imagens e ícones desempenha um papel crucial, não apenas facilitando a compreensão das funcionalidades do software, mas também aprimorando a escaneabilidade dos textos.
Hierarquia visual
A organização da ordem e do tamanho dos elementos em cada tela desempenha um papel crucial. A leitura ocidental segue da esquerda para a direita, começando no canto superior esquerdo, descendo para a próxima linha e assim por diante.
Partindo desse princípio, posicionar os elementos de maneira que o usuário compreenda, de forma intuitiva, a hierarquia entre o que é mais relevante e o que pode ser considerado secundário é fundamental.
Tipos de User Interface
As interfaces de usuário podem variar de acordo com o produto, dispositivo ou tipo, mas o objetivo delas é sempre o mesmo: diminuir a curva de aprendizagem do usuário e fazer com que ele entenda cada vez mais rápido como aquele sistema funciona. Vamos explorar a seguir os principais tipos.
Graphic User Interface (GUI)
A interface gráfica do usuário compreende o conteúdo gráfico e visual exibido em uma tela para que o usuário possa se guiar e interagir com o produto. Praticamente todos os programas e produtos que envolvem interação apresentam uma GUI que facilita a navegação e a execução de comandos.
Diversos produtos modernos incorporam uma GUI, como programas de computador, sites, relógios inteligentes, aparelhos de som, eletrodomésticos, entre outros.
Interface de sites
A interface de sites possui pequenas nuances, pois, além da necessidade de excelente usabilidade, há também o risco de os usuários desistirem da navegação. Portanto, além dos cuidados usuais com a experiência do usuário, o UI Designer que projeta uma interface de site precisa considerar outros fatores, como velocidade de carregamento, para garantir a mínima evasão de usuários e visitantes.
Interface de voz (VUI)
As interfaces de voz são capazes de identificar e interagir com a voz humana, como o Google Assistente, por exemplo, e outras inteligências artificiais, como a Alexa, a Siri ou a Cortana. Todas são ativadas e respondem a comandos por meio da voz.
Interface de texto
Mais comum na programação de sistemas operacionais, a interface de texto representa a evolução da interface de comando primitiva, presente nos primeiros programas de computador desenvolvidos.
Interface natural
Este tipo de interface avançada é capaz de identificar e interpretar respostas naturais dos seres humanos, como expressões faciais e movimentos corporais, por exemplo. É por meio desse tipo de interface que os jogos de videogame que requerem movimentação corporal funcionam, incluindo saltos, corridas e tacadas.
Interface cérebro-computador
De todas as mencionadas até agora, esta é a interface mais tecnológica, responsável por controlar próteses biônicas e fornecer comandos simples para um software apenas por meio de ondas cerebrais.
Em constante desenvolvimento, ainda não há muitos aplicativos e ferramentas populares com essa interface, mas a tendência é que ela chegue ao mercado dentro de anos ou décadas.
Boas práticas para User Interface
Agora que você está familiarizado com os principais tipos de interface e seus elementos, explore as boas práticas que um UI Designer deve seguir para garantir os melhores resultados.
Conclusão
Ótimo trabalho! Agora que você adquiriu uma compreensão sólida sobre tipos de interfaces, elementos fundamentais e boas práticas para User Interface (UI), está pronto para explorar a fase prática, focando em construir wireframes e protótipos. Essa etapa é essencial para transformar conceitos teóricos em experiências tangíveis e interativas. Vamos seguir em frente para a parte prática e criar interfaces incríveis!