O que é um wireframe?
Um wireframe é uma representação simplificada da interface de usuário de um produto de software, assemelhando-se a um rascunho ou maquete digital.
Essencialmente, consiste em esboços das telas e elementos visuais que compõem a interface. O wireframe desempenha um papel crucial por diversas razões:
Como fazer?
A criação de wireframes pode ser realizada tanto no papel quanto em softwares e aplicativos específicos de desenho. Existem ferramentas especializadas em wireframes que serão exploradas a seguir.
A complexidade visual dos wireframes pode variar, desde representações simples e informais para discussões conceituais sobre a criação do produto, até versões mais elaboradas que incluem imagens, textos reais (como logotipos e rótulos), e até mesmo sequências e fluxos de uso.
Entretanto, é importante ressaltar que, mesmo nas versões mais detalhadas, o wireframe não tem a intenção de ser uma reprodução fiel do produto final; essa função é desempenhada pelo protótipo.
Exemplo
Exemplo de wireframe feito à mão, em papel, com esquemas visuais e de fluxo de uso de um produto.
O que é um protótipo?
Um protótipo é a materialização de um artefato ou produto destinado a testar um conceito ou processo.
Em produtos digitais, um protótipo costuma representar a versão final, geralmente com acabamento refinado, de como um produto será após ser construído e lançado.
Protótipos desempenham um papel crucial, pois possibilitam experimentar, com refinamento de detalhes, como um produto se apresentará em sua forma final. Isso permite a realização de testes, discussões sobre detalhes finais, implementação de melhorias e correções, além da aprovação da forma e função. Dessa forma, o protótipo serve como uma etapa essencial antes do desenvolvimento efetivo do produto.
Fidelidade
Os protótipos podem variar em termos de fidelidade, sendo classificados como de baixa, média ou alta fidelidade.
- Baixa Fidelidade: Ideal para testar e refinar ideias, os protótipos de baixa fidelidade são representações simplificadas do produto.
- Média Fidelidade: Oferecem um equilíbrio entre detalhes e simplicidade. Podem ser utilizados para testar conceitos de forma mais elaborada.
- Alta Fidelidade: Indicados para testar e validar a versão final do produto, além de orientar a equipe de desenvolvimento na codificação da interface do usuário. São mais próximos da aparência e funcionalidade finais.
Como fazer?
A construção de protótipos é realizada por meio de ferramentas específicas para essa finalidade. Embora os UX designers devam ter familiaridade com os conceitos e processos relacionados, a tarefa geralmente é executada por designers de interface ou designers visuais (UI Designers). O desenvolvimento de protótipos de alta fidelidade requer habilidades avançadas de design visual.
São exemplos dessas ferramentas:
Conclusão
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